BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Destaques
Home » . » Como surgiu o dia da mentira?
dia da mentira

Como surgiu o dia da mentira?

dia da mentiraCarlos IX, rei da França, após a implantação do calendário gregoriano, criou o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano, mas, naquela época as notícias demoravam muito para chegar às pessoas,fato que dificultou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de Março e tinha uma semana de duração, ou seja, primeiro de Abril. Algumas pessoas, as mais radicais e inflexíveis não gostaram da mudança e continuaram a fazer a comemoração na data antiga, isso acabou se tornando motivo de chacota e gozação, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festa que simplesmente não existiam. Essas brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas e assim, dando surgimento ao dia 1º de abril como o dia da mentira.

Duzentos anos mais tarde, tais brincadeiras se espalharam pela Inglaterra e, logo depois, para o mundo inteiro, ficando mais conhecida como “O dia da Mentira”. Na França, chama-se “Poisson d´avril”, na Itália, “Pesce d´aprile”. No Brasil, o primeiro estado a adotar tal brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. Em 1º de Abril de 1848, veio a tona o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido.

Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, contudo, é preciso tomar cuidado com o que e com quem estará brincando, observem primeiro antes de querer pregar uma peça em alguém. Walt Disney criou uma versão para Pinóquio, dando destaque a brincadeira e mostrando que é preciso tomar cuidado com exageros, Ziraldo, escritor brasileiro também conta histórias sobre mentiras com seu personagem, o Menino Maluquinho.

O que achou? Deixe seu Comentário.

comentário(s)

Posts Relacionados

Veja mais em outros

About henrique

Veja Esse

f

Imagens que você vai tentar entender como, mas não vai conseguir!

Muitas vezes o ser humano é capaz de fazer coisas incríveis. Mas nada supera o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *