BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Destaques
Home » . » 5 expressões populares e suas possíveis origens
expressoes

5 expressões populares e suas possíveis origens

O Mega Curioso publicou um artigo, há algum tempo, explicando a origem de algumas expressões muito usadas por todos nós. Para que você continue sua descoberta linguística e cultural, reunimos mais algumas frases que você deve ter ouvido muitas vezes por aí.

1 – Do arco da velha

Fonte da imagem: Pixabay

Dependendo da sua idade, talvez você não diga isso com muita frequência, mas já deve ter ouvido alguém dizer por aí que tal filme é bizarro demais, inacreditável, “do arco da velha”. Mas, afinal, que arco? Que velha? Quê? Aparentemente, a expressão tem origem bíblica e o tal arco é, na verdade, o arco-íris, representando o pacto entre Deus e Noé: “Estando o arco nas nuvens, eu ao vê-lo recordar-me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra” (Gênesis 9:16).

2 – Memória de elefante

Fonte da imagem: Pixabay

Antes memória do que forma física. Essa expressão é literal e bem direta: ela começou a ser usada porque o elefante é um dos animais que mais se lembram de tudo o que é ensinado a eles. É por isso que o bichinho é sempre um dos grandes queridinhos dos donos de circo, por ser fácil adestrá-lo.

3 – Lágrimas de crocodilo

Fonte da imagem: Pixabay

Não adianta fazer chantagem e fingir que está chorando, pois algumas pessoas sabem quando estão diante de lágrimas de crocodilo. Isso tudo tem origem no fato de que o animal, enquanto está comendo, tem suas glândulas lacrimais espremidas e, por isso, chora enquanto devora sua presa.

4 – Passar a mão na cabeça

Fonte da imagem: Reprodução/UolEsporte

Expressão usada quando se quer dizer que uma pessoa resolve perdoar a outra por piedade ou excesso de proteção. A origem disso está no costume judaico de receber novos fiéis, com as mãos sobre a cabeça enquanto bênçãos são proferidas.

5 – Gatos pingados

Fonte da imagem: Pixabay

Aquela festa não estava boa, tinha só uns gatos pingados. A origem da expressão tem a ver com um costume japonês antigo de punir pessoas e animais – especialmente os gatos – com queimaduras feitas por óleo quente. Depois disso, o termo começou a ser usado para indicar coisas sem assistência nem entusiasmo.

Você conhece alguma outra origem para essas expressões? Conte sua versão nos comentários!

O que achou? Deixe seu Comentário.

comentário(s)

Posts Relacionados

Veja mais em outros

About henrique

Veja Esse

f

Imagens que você vai tentar entender como, mas não vai conseguir!

Muitas vezes o ser humano é capaz de fazer coisas incríveis. Mas nada supera o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *