BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates
Destaques
Home » . » Rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários
gigantes

Rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

Não são apenas os calouros de universidades que recebem boas-vindas calorosas. Em diversas empresas ao redor do mundo, funcionários ou estagiários recém-chegados passam por palestras, passeios e até um ou outro trote, sempre com o intuito de integrar a pessoa ao novo ambiente corporativo.

E as grandes companhias do mundo tecnológico também não deixam essas práticas de lado. Da Amazon ao Yahoo!, quem acaba de entrar na empresa passa por um primeiro dia marcante. Veja, a seguir, uma relação dessas pequenas tradições.

1. LinkedIn

Lançado em 2003, o LinkedIn é uma rede de relacionamentos voltada aos negócios e ao mundo profissional. Em junho de 2011, o serviço possuía 33,9 milhões de visitantes únicos e, atualmente, gera uma receita de US$ 972 milhões (cerca de R$ 2,38 bilhões). Enquanto empresa, o LinkedIn possui 4,5 mil funcionários, que no primeiro dia são recebidos de maneira muito especial.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

(Fonte da imagem: Reprodução/Techgenra)

Ao chegar para o trabalho, o novato encontra uma sacola com garrafa d’água, caderno e uma cópia do livro “Comece por você”, escrito pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman. Além disso, o kit de boas-vindas possui itens específicos, inseridos de acordo com as particularidades da pessoa que está entrando na empresa. Assim, é impossível saber, com certeza, o que virá na bolsa.

Para completar a recepção, a mesa está decorada com cartões que dizem “You’re [In]”, que pode ser traduzido, livremente, como “Você está dentro”, frase que brinca com o logo da rede social.

2. Facebook

E, por falar em rede social, o Facebook dispensa apresentações, já que até um filme sobre a história da companhia foi lançado nos cinemas, em 2010. Recentemente, uma câmera fotográfica da Canon anunciou, como diferencial, a presença de um botão para compartilhamento de fotos na rede social.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Quando Mark Zuckerberg quer contratar um novo empregado, ele leva a pessoa para dar uma volta por um bosque na região de Palo Alto, perto da Universidade de Stanford. Durante a caminhada, o fundador do Facebook fala, entre outras coisas, que dinheiro não é problema para a contratação e que a pessoa pode começar a trabalhar imediatamente, caso deseje.

3. Square

Para quem não conhece, a Square é responsável por um sistema de pagamentos por celular bastante engenhoso e que pode ser usado tanto em iOS quanto em Android. O fundador da empresa, Jack Dorsey, que também é o criador do Twitter, possui um costume bastante inspirador: leva os novos empregados para visitar uma estátua de Gandhi, em São Francisco e, frequentemente, publica fotos do feito no Twitter.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

Jack Dorsey leva novos funcionários para visitar a estátua de Gandhi (Fonte da imagem: Reprodução/Jack Dorsey/Twitter)

4. Apple

Prestes a lançar um novo modelo de iPhone, a Apple surpreende o funcionário que acaba de chegar na empresa com um iMac novinho, a ser configurado pelo próprio empregado. Além disso, quem começa a carreira na companhia da Maçã também ganha uma camiseta com os dizeres “Ano de”, nas costas, indicando o período em que foi contratado.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

5. Microsoft

A Gigante de Redmond continua alfinetando a concorrência, mostrando como o Nokia Lumia 1020 pode ser superior aos smartphones mais populares do mercado. Como se não bastasse, outro vídeo provocativo foi lançado recentemente, mas desta vez atacando o iPad.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

(Fonte da imagem: Reprodução/SEO Marketing Specialists)

Apesar dessa agressividade comercial, os empregados da companhia são tratados com muito carinho e, no dia de seus aniversários, costumam receber muitos doces, incluindo os tradicionais M&Ms.

6. Amazon

A Amazon chegou com tudo ao Brasil, comercializando alguns modelos do Kindle e, é claro, milhares de livros digitais. Agora, a empresa está prestes a lançar um novo Kindle Fire e, quem sabe, um console Android próprio.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

Na Amazon, funcionários novos tinham que montar suas próprias mesas (Fonte da imagem: Reprodução/TECH163)

Na empresa, a tradição são mesas feitas a partir de portas velhas. Antes, os empregados novos precisavam montar as próprias mesas, mas, felizmente, essa prática acabou sendo deixada para trás.

7. Yahoo!

Recentemente, o Yahoo! ganhou destaque por um feito quase inacreditável: ultrapassou o Google em acessos durante o mês de julho, nos Estados Unidos. De acordo com a comScore, o Yahoo! obteve 196.564.000 visitas nesse período, contra 192.251.000 do Google.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

CEO do Yahoo! faz questão de ler currículo de novo funcionário (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

E, se depender do cuidado de Marissa Mayer, a companhia continuará a ser uma concorrente forte por muito tempo: a CEO do Yahoo! faz questão de ler os currículos de todo empregado em potencial que passa pela empresa.

8. Google

Para a Google, receber um funcionário chega a ser assunto quase científico. A companhia realizou estudos, por exemplo, sobre os procedimentos de boas-vindas a um “Noogler”, como a empresa chama um novo empregado. De acordo com os resultados obtidos, o novato tende a se integrar melhor quando recebido por uma equipe relativamente pequena. Porém, o tamanho do grupo não influencia a produtividade da pessoa que acaba de chegar.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

Novos funcionários da Google são chamados de “Nooglers” (Fonte da imagem: Reprodução/Computer History Museum)

Quando alguém acaba de ser contratado pela Google, a pessoa recebe um chapéu colorido, com uma hélice e a palavra “Noogler” bordada.

9. Twitter

A rede de microblogs mais famosa do mundo também costuma agradar a seus funcionários recém-contratados: cada um ganha uma camiseta e uma garrafa de vinho. Se tiver sorte e a agenda do CEO Dick Gostolo colaborar, o novo empregado pode até mesmo ser convidado para um café da manhã com o chefe.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

(Fonte da imagem: Reprodução/Abduzeedo)

10. Dropbox

A companhia de armazenamento online Dropbox oferece para os funcionários não apenas a nuvem, mas praticamente o céu todo: quanto de espaço os funcionários quiserem, sem a necessidade pagar qualquer centavo por ele.

10 rituais a que as gigantes da tecnologia submetem seus funcionários

Escritório do Dropbox, em São Francisco, EUA (Fonte da imagem: Reprodução/Office Snapshots)

E então, será que isso seria o suficiente para você?

Aqui ó:The Wall Stret JournalYahoo! FinanceMarket PlaceZDNet

O que achou? Deixe seu Comentário.

comentário(s)

Posts Relacionados

Veja mais em outros

About henrique

Veja Esse

f

Imagens que você vai tentar entender como, mas não vai conseguir!

Muitas vezes o ser humano é capaz de fazer coisas incríveis. Mas nada supera o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *